quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pacotes Educacionais - UCA

Pacotes Educacionais
A internet passou a fazer parte de nosso dia-a-dia e a escola não poderia se furtar a essa realidade, já que os alunos convivem diariamente com as tecnologias. Assim, é possível encontrar uma gama de informações que podem auxiliar o professor em classe, entre os softwares disponíveis na internet que estão relacionados com a educação são evidenciados os quatro abaixo que reúnem um acervo de grande relevância.
O Domínio Público é uma biblioteca digital desenvolvida em um software livre com um diversificado acervo de imagem, som, textos, vídeo, que são organizados por conteúdo, por nome de autor, teses. É um ambiente de divulgação autorizada, sendo considerado um patrimônio cultural brasileira. Constitui-se em um instrumento que pode ser amplamente utilizado por professores e alunos, tendo uma gama de conteúdos e metodologias que podem engrandecer a prática educacional.
A TV Escola é, também, uma grande biblioteca virtual que oferece aos seus visitantes um grande acervo educativo, onde podemos encontrar: entrevistas, vídeos, filmes, todos de variados temas.
O Portal do Professor é uma ferramenta de grande auxílio para o professor, pois nele encontramos uma gama de conteúdos com variadas sugestões de aulas com a utilização das tecnologias, como vídeos, imagens, textos, um acervo dinâmico e interessante.
O RIVED, Rede Interativa Virtual de Educação, é um programa da Secretaria de Educação a Distância – SEED do MEC, onde encontramos conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem, assim o visitante é levado a fazer uma viagem pelo mundo da imaginação, proporcionado uma forma de aprendizagem diferenciada, virtual.
Assim, os portais acima elencados são importantes ferramentas de pesquisa para o professor, pois é possível encontrar variadas formas de aprender e ensinar, capazes de despertar o interesse e participação dos alunos, colaborando de forma eficaz para o processo de ensino e aprendizagem, pois estimulam o raciocínio e o pensamento crítico. Quero destacar que já busquei auxílio, inúmeras vezes, em alguns dos ambientes acima elencados, em especial o Portal do Professor e Domínio Público, e o resultado foi positivo. Todavia, é fundamental que o professor rompa com a barreira do novo, representado pela utilização das tecnologias em sala de aula, e se disponha a estar em busca de novas metodologias para utilizar em sua prática.

Serviram como referencias os seguintes portais: Domínio Público, TV Escola, Portal do Professor e do RIVED.
portaldoprofessor.mec.gov.br
www.dominiopublico.gov.br

tvescola.mec.gov.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário